Roberto Bekierman

rb@fblaw.com.br

Formação acadêmica

Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1989. Mestre (LL.M.) em Direito Empresarial pela University of California, Berkeley (Boalt Hall), EUA, em 2011. Pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Pós-graduado em Negócios Internacionais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do Rio de Janeiro (IBMEC-Rio). Especializado em Direito Norte-Americano e Internacional pelo The Center for American and International Law, Texas, EUA. Especialista em contabilidade avançada, auditoria e imposto de renda, na Price Waterhouse Auditores Independentes, Rio de Janeiro e São Paulo.

Áreas de atuação

Administrativo e Regulatório - Contratos - Compliance & Ética Corporativa - Fusões & Aquisições - Imobiliário - Mercado Financeiro e de Capitais - Planejamento Patrimonial e Sucessório - Societário - Tributário

Experiência prévia

Atua nas áreas de consultoria tributária, reorganizações societárias, produtos financeiros, estruturação de investimentos estrangeiros, de investimentos brasileiros no exterior e planejamento sucessório. Atua fortemente em assuntos corporativos, com ênfase em negociações de alta complexidade, incluindo M&As, operações comerciais e financiamento de projetos. Autor de diversas publicações e palestrante frequente em eventos. Foi coordenador e professor em cursos de especialização em Direito Tributário promovidos entre 1994 e 2000 sob a coordenação das Faculdades Candido Mendes (UCAM), Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF) e Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), palestrante em Simpósios de Direito Tributário promovidos pela Escola da Magistratura Federal da 2ª Região, Associação Comercial do Rio de Janeiro, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Sindicato da Industria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro. Foi membro do 1º Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda (atual CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, indicado pela Confederação Nacional das Indústrias – CNI (1999-2008) e professor da cadeira de Legislação do Petróleo e Gás Natural do MBA em Gestão de Projetos de Petróleo e Gás Natural da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

Prêmios e Reconhecimentos

Figura na lista dos advogados mais admirados da LACCA Approved 2018, nas áreas Anti-Corruption & Compliance, Corporate/M&A, Intellectual Property e Tax. Reconhecido pelo anuário Análise Advocacia 500 como um dos advogados mais admirados do Brasil com atuação no Rio de Janeiro.

Idiomas

Português, inglês e espanhol