Bem-vindos ao Compliance & Ética Corporativa Na Prática!

“A revolução científica e tecnológica precisa também de uma revolução moral. Esse é o grande desafio da nossa época. Para esse século ser melhor, nós precisamos fazer melhor”

(Brad Smith, Presidente da Microsoft)

* * *

Especialistas em tecnologia compartilham medidas para proteção de dados em plataformas digitais – A Revista Forbes publicou reportagem que aconselha o Facebook à utilização de medidas preventivas a fim de evitar novos vazamentos de dados por hackers. Políticas mais transparentes estão na lista de itens necessários à efetiva segurança e prevenção a crimes cibernéticos. (Forbes, 13.11.2018)

* * *

Ex-Procurador-Geral da República destaca compliance como item fundamental no combate à corrupção – Em evento que reuniu os principais líderes de departamentos jurídicos do Brasil, Rodrigo Janot alertou sobre as responsabilidades de executivos e gerentes em questões de conformidade. Segundo ele, todas as empresas devem ter um programa de compliance. (Migalhas, 09.11.2018)

* * *

Autoridade responsável pela proteção de dados na França publica orientação sobre blockchain – Com objetivo de responder questionamentos acerca da compatibilidade entre a nova tecnologia e a General Data Protection Regulation (GDPR), a Comissão Nacional de Informática e Liberdade (CNIL) publicou orientação inédita para a tecnologia blockchain. (IAPP, 07.11.2018)

* * *

Aumentam denúncias de assédio moral nas empresas brasileiras – Pesquisa realizada por gestora de riscos identificou o assédio moral como principal reclamação recebida nos canais de denúncia. Números levantados indicam que, ao longo do ano de 2017, 8 entre 10 empresas tiveram pelo menos 1 caso de assédio relatado. (Canal Executivo, 06.11.2018)

* * *

Ministro Roberto Barroso define corrupção como sistêmica no Brasil – Em palestra com tema “Corrupção, Governança e Direitos Humanos: O Caso do Brasil”, realizada na Kennedy School, o Ministro Luís Roberto Barroso afirmou que o Brasil “precisa de reformas estruturais para superar a corrupção.” (Migalhas, 07.11.2018)

* * *

Governador eleito do Rio de Janeiro anuncia promessas de combate à corrupção – “Vamos criar um disque-corrupção e um programa de teste de integridade do servidor. Teremos um setor para análise de sinais exteriores de riqueza. Servidor será vigiado: tem que explicar se estiver com carro, casa ou patrimônio incompatíveis”, disse Wilson Witzel, que promete, ainda, implementar programa de compliance que será válido até mesmo para o próprio chefe do executivo estadual. (Conjur, 04.11.2018)

* * *

Para Saber Mais
A Constituição Federal Brasileira confere poderes ao Tribunal de Contas da União para atuar na fiscalização financeira, orçamentária, contábil, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas de forma efetiva, ética e responsável. No entanto, não são raros escândalos envolvendo conselheiros vinculados aos Tribunais de Contas, de modo que recomendamos a leitura do artigo “O papel dos órgãos de controle externo no combate à corrupção” publicado no site Conjur e de autoria de Júlio Marcelo de Oliveira, procurador do Ministério Público de Contas, que expõe a importância do papel dos Tribunais de Contas, bem como de seu aperfeiçoamento.

* * *

Esperamos que gostem!

E não se esqueçam: mantenham-se em compliance.

Por favor, enviem suas críticas, sugestões de temas e dicas que possam contribuir com o nosso boletim, clicando aqui.
Se quiser se cadastrar para receber os nossos boletins por e-mail, clique aqui.
Até a próxima edição!

Compliance Desk