A Tempestade Econômica Brasileira: o momento perfeito para tirar vantagem da crise
As nuvens pesadas de uma perfeita tempestade econômica já assomam o horizonte do Brasil: retração econômica, austeridade fiscal, desemprego crescente, taxas de câmbio atingindo níveis sem precedentes e escândalos multimilionários de corrupção indicam que os brasileiros foram imersos em uma profunda crise. O que esse tenebroso cenário da atual situação do Brasil significa para os investidores internacionais? Simplesmente que eles têm incríveis oportunidades de fazer negócios no País.
Somente nos últimos dois anos, diversas grandes empresas dos mais diferentes setores da economia brasileira ajuizaram pedidos de recuperação judicial, com base na legislação de falências. Conhecidos nomes já propuseram – ou estão em vias de propor – ações para evitar a decretação de falência. Isso desencadeará a venda de participação no controle societário de importantes negócios e concessões públicas, como, por exemplo, o aeroporto de São Paulo, o sistema de metrô do Rio de Janeiro, a operação de várias rodovias federais e estaduais estratégicas, estaleiros, construtoras residenciais, fornecedoras e distribuidoras de águas, gestoras de tratamento de esgoto e resíduos industriais, fretamento e operação de navios e plataformas para a indústria de petróleo e gás, novos estádios da Copa do Mundo da FIFA, geração de energia, mineração, incorporação imobiliária, logística, varejo, agroindústria, etc.
Investidores nacionais e estrangeiros interessados em adquirir ações ou ativos de empresas em recuperação judicial têm um grande incentivo concedido pela legislação brasileira, qual seja a ausência de qualquer tipo de sucessão legal.
Além disso, outro fator a se considerar é que a depreciação do Real frente ao Dólar americano e a outras moedas acelerou neste ano, atingindo o menor nível em mais de uma década, como demonstrado no gráfico abaixo:
Gráfico de Taxas de Câmbio (USD, BRL)
De acordo com muitos economistas, o Real continuará a se depreciar nos próximos meses em decorrência do fortalecimento do Dólar. Nesse contexto, oportunidades de investimento se tornam mais baratas e potencialmente lucrativas para investidores estrangeiros.
Se a escuridão sempre precede o amanhecer, então este é um excelente momento para tirar vantagem da crise brasileira. Dentre outras vantagens, o Brasil é reconhecido por seu grande mercado consumidor e pela existência de uma variedade de recursos naturais. Seu regime democrático é indubitavelmente estável. Apesar dos desequilíbrios econômicos regionais, esta potência sul-americana tem várias ilhas de prosperidade, com recursos que logísticos e mão de obra qualificada mais do que suficientes.
Em suma, o Brasil tem todos os elementos para retomar o crescimento forte e constante já em 2016, o que torna o problemático cenário atual de 2015 o momento perfeito para investir.