Bem-vindos à Blockchain Descomplicada!

Esperamos que gostem do nosso boletim e contamos com o feedback de todos!

* * *

Back to Square One
Você sabe o que é hash, mineração de criptoativos e Merkle Tree? Este vídeo apresenta uma introdução a estes conceitos de maneira simples e didática.

* * *

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgará, no dia 08 de agosto, a legalidade do encerramento de contas-correntes de corretoras de criptoativos por instituições financeiras – O caso envolve o fechamento unilateral de conta da corretora Mercado Bitcoin pelo Banco Itaú. De acordo com o Banco, o encerramento teve como base o “desinteresse comercial em sua manutenção”. (JOTA; 20.07.2018). Em junho deste ano, foi noticiado que o encerramento unilateral das contas-correntes também seria levado à apreciação do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (CADE) (REUTERS; 08.06.2018)

* * *

IBM lança uma “app store” em blockchain para bancosA plataforma LedgerConnect será uma blockchain financeira que tem como objetivo tornar mais fácil o acesso de bancos a soluções em tecnologia de registro distribuído (Distributed Ledger Technology – DLT) desenvolvidas por fintechs e provedores de software. Além da IBM, o banco Barclays e o Citigroup estão entre os membros fundadores da app store. A LedgerConnect permitirá que as instituições financeiras utilizem serviços como know-your-costumer, verificação de sanções, gestão de garantias, processamento pós-negociação e reconciliação de derivativos e dados de mercado. (COINDESK; 30.07.2018)

* * *

Gibraltar inaugura Corretora de CriptoativosDe acordo com pronunciamento oficial, a Gibraltar Blockchain Exchange ou GBX está aberta ao público. A Exchange trabalhará, inicialmente, com 6 (seis) criptoativos – Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Bitcoin Cash, Ethereum Classic e Rock Token. Além de corretora, a GBX é um marketplace para ofertas iniciais de moeda (ICO´s). (FINANCEMAGNATES, 25.07.2018)

* * *

CFA passará a cobrar os temas criptoativos e blockchain nas suas provasUm dos certificados mais cobiçados entre os agentes do mercado financeiro, o CFA (Chartered Financial Analyst), adicionou nas provas de Nível I e II os tópicos criptoativos e blockchain. O material de estudo para a prova de 2019 será liberado durante o mês de agosto. Os tópicos foram adicionados devido ao surgimento do assunto dentro do mundo financeiro, após o boom do Bitcoin, a negociação de contratos futuros deste criptoativo na Bolsa de Chicago (CME), entre outros fatos. O material que será liberado pelo CFA Institute versará também sobre inteligência artificial, machine learning e big data, entre outros temas. (BLOOMBERG, 16.07.2018)

* * *

Membros do G20 querem estabelecer padrão mundial antilavagem de dinheiro para criptoativos até outubro de 2018 – De acordo com um comunicado divulgado no final de julho, os países membros do G20 pediram ao Grupo de Ação Financeira (Financial Action Task Force – FATF) – um órgão intergovernamental formado para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo – para esclarecer como seus padrões atuais antilavagem de dinheiro (Anti-Money Laundering – AML) podem se aplicar aos criptoativos. O tema já está na pauta de discussões há algum tempo, sendo que agora foi estabelecido o prazo de outubro de 2018. (COINDESK; 23.08.2018)

* * *

Blockchain Desk Indica
Indicamos o artigo escrito por Tim Cotten, “Bitcoin Money Laundering and Mueller’s 12”, que discorre sobre como Bitcoin exerceu um papel relevante no processo em que se investiga a interferência nas eleições americanas de 2016. Entre diversos temas, o artigo aborda ferramentas de investigation, lavagem de dinheiro e a rastreabilidade de operações com o criptoativo.

* * *

Mandem suas críticas, sugestões de temas, e tudo mais que possa contribuir para a melhoria do nosso boletim.

Nos vemos na próxima edição!
Blockchain Desk.