Bem-vindos à Blockchain Descomplicada!
Esperamos que gostem do nosso boletim! Dê a sua opinião clicando aqui.
O seu feedback é importante para que o boletim melhore a cada edição!
Quer receber nosso boletim? Cadastre-se clicando aqui.
Click here for the English version.
* * *
Back to Square One
Com o avanço das novas tecnologias e seu uso cada vez maior pela população mundial, estamos diante de uma geração de dados sem precedentes. Este fenômeno trouxe conceitos como “big data”, isto é, a análise e a interpretação de grandes volumes de dados, estruturados ou não. Considerando que blockchain é, em sua essência, um banco de dados distribuído, há clara interseção entre esta tecnologia e big data. Nesta edição, indicamos o artigo “How Blockchain Will Disrupt Data Science: 5 Blockchain Use Cases in Big Data”, de Salih Sarikaya, que aborda de modo direto e simplificado a relação entre os dois temas.
* * *
Block News
Os Bancos Centrais do Canadá e de Singapura realizaram swap de moedas digitais por meio de tecnologia Blockchain – Em comunicado conjunto, o Banco do Canadá (BoC) e a Autoridade Monetária de Cingapura (MAS) anunciaram a realização do primeiro swap, entre bancos centrais, de moedas digitais utilizando tecnologia Blockchain. Por meio da conexão entre os projetos autônomos de cada país (Projeto Jasper, do Canadá, e Projeto Ubin, de Singapura), os dois têm colaborado no uso de tecnologia distribuída para tornar o processo de pagamento internacional mais barato, rápido e seguro. De acordo com Sopnendu Mohanty, chefe executivo da MAS, a união destes projetos tem abordado diversas questões técnicas e levado a tecnologia para um nível maior de maturidade. (BLOOMBERG; 02.05.2019)
* * *
Starbucks passará a rastrear café utilizando tecnologia Blockchain – A rede de cafeterias Starbucks está trabalhando com a Microsoft para preparar sua “Azure Blockchain Service”, destinada a rastrear remessas de café ao redor do globo, garantindo rastreabilidade em tempo real. Com a parceria, a blockchain da Microsoft irá registrar todas as alterações ao longo do transporte, providenciando uma visão mais completa da cadeia de fornecimento. Com base em tais dados, a Starbucks atualizará o seu aplicativo, permitindo que seus consumidores tenham acesso a informações sobre a produção do grão de café e façam avaliações. O projeto também visa ajudar agricultores, ao permitir a verificação precisa da localização dos destinatários finais de seus grãos. (COINDESK; 07.05.2019)
* * *
Estados Unidos pretende combinar tecnologia 5G, Blockchain e Inteligência Artificial – Mirando uma revolução no que se entende por velocidade de tecnologia wireless, a Comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos (USFCC) planeja combinar 5G, Blockchain e Inteligência Artificial e, assim, superar sua maior rival na área, a China. De acordo com Jessica Rosenworcel, comissária da USFCC, a combinação de Blockchain com Inteligência Artificial (IA) permitirá ao espectro “wireless” um funcionamento mais dinâmico e flexível, de forma a permitir a conexão de bilhões de aparelhos às redes 5G ao mesmo tempo. Nos EUA, na China e em outros países já é comum a utilização de IA para ajudar no avanço da tecnologia wireless, mas ainda não foi possível a utilização do 5G nesta equação. (MIT TECHNOLOGY REVIEW; 07.05.2019)
* * *
Microsoft lança ferramenta de identidade construída na Blockchain do Bitcoin – Microsoft anunciou o projeto Ion, uma solução de identidade descentralizada baseada na da blockchain do Bitcoin. A infraestrutura de identificação da Microsoft é a primeira criada diretamente na blockchain do Bitcoin. Uma fonte anônima informou ao CoinDesk que o Ion passará da rede de teste do Bitcoin para a rede principal até o final deste ano. (COINDESK; 13.05.2019)
* * *
Parceria de redes de lojas com plataformas de Blockchain possibilita pagamento de produtos via cripto – Flexa, uma startup de pagamentos, e Gemini, empresa dos irmãos Winklevoss, realizaram uma parceria objetivando que grandes redes de lojas aceitem pagamentos via criptoativos. O pagamento é efetuado por meio do aplicativo de celular do consumidor, que transfere os criptoativos do aplicativo ou de suas carteiras virtuais para a loja com a simples leitura do código que aparece no celular do consumidor. De acordo com o CEO da Flexa, Tyler Spalding, a adoção dessa forma de pagamento é uma ótima alternativa em comparação com os métodos existentes, considerando as taxas pagas às redes de pagamentos existentes. (FORTUNE; 13.05.2019)
* * *
Blockchain Desk Indica
Ao longo dos últimos anos, a criptoeconomia cresceu de forma significativa e diariamente ocorrem transações totais de alguns bilhões de dólares. Com fim de mapear onde os operadores de criptoativos estão distribuídos ao redor do mundo, a DataLight publicou o estudo “How are crypto traders distributed across the globe?” , que aqui indicamos.
* * *
Mandem suas críticas, sugestões de temas e tudo mais que possa contribuir para a melhoria do nosso boletim, clicando aqui.
Confira nossos informativos anteriores clicando aqui.
Até a próxima edição!
Blockchain Desk.