Bem-vindos à Blockchain Descomplicada!

Esperamos que gostem do nosso boletim! Dê a sua opinião clicando aqui. O seu feedback é importante para que o boletim melhore a cada edição!

* * *

Back to Square One
Muito se fala sobre a volatilidade dos criptoativos, como o Bitcoin e o Ether. Na tentativa de resolver esta questão, alguns desenvolvedores criaram as chamadas stablecoins. Mas o que são esses criptoativos? O artigo “Um olhar completo das stablecoins, do Neto Guaraci, publicado no CoinTimes, explica de forma simples e didática esta categoria de ativos, destrinchando diversos tipos de stablecoins.

* * *

Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) irá tratar do encerramento de contas-correntes de corretoras de criptoativos por instituições financeiras – Conforme noticiado em nosso último boletim, está em pauta o controvertido caso do encerramento unilateral de conta-corrente de corretoras de criptoativos por instituições financeiras. Há duas semanas, o STJ colocou em pauta o julgamento da controvérsia que envolve o Mercado Bitcoin e o Banco Itaú, mas, em razão do pedido de vista da Ministra Nancy Andrighi, ainda não houve decisão final acerca da questão. Na semana passada, o CADE iniciou a discussão do pleito da Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain (ABCB), que busca a proibição de tal prática pelas instituições financeiras. (VALOR ECONôMICO; 14.08.2018)

* * *

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe doações em Bitcoin e outros criptoativos a candidatos brasileiros nas eleições de 2018 – A Resolução nº 23.553 do TSE, introduziu diversas alterações nas regras eleitorais referentes ao financiamento de campanhas, criando, inclusive, o crowdfunding eleitoral – que permite aos candidatos receber recursos para campanha através de plataformas de financiamento coletivo -, porém proibiu que candidatos e partidos recebam doações por meio de criptoativos. O TSE levou em conta a posição do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que apontaram riscos nas transações com esse tipo de ativo, que seriam “moedas não regulamentadas e que não permitem a identificação de origem dos recursos ou o seu controle pelo sistema financeiro nacional”. (CRIPTOMOEDAS FÁCIL; 15.08.2018)

* * *

Soldados americanos de West Virginia poderão votar via blockchain nas eleições de novembro – Atualmente, há duas formas de exercer o direito de voto nos Estados Unidos: voto por cédula de papel ou voto por urna eletrônica. Contudo, mesmo com a urna eletrônica, quem não está em seu estado no momento da votação não consegue exercer tal direito. O Secretário de Estado de West Virginia, Mac Warner, idealizou um projeto de votação com a utilização da tecnologia blockchain, possibilitando o direito ao voto aos soldados que não estarão em West Virginia no dia da votação, em novembro, devido ao serviço militar. O voto será realizado pelo próprio celular através do aplicativo Voatz. Para garantir a segurança do voto, os cidadãos deverão enviar uma foto de um documento emitido pelo governo e gravar um “vídeo selfie” mostrando diversos ôngulos do rosto. O sistema de reconhecimento facial irá liberar o voto caso as informações correspondam aos dados registrados. Assim que o voto for realizado, o Voatz o tornará anônimo e o registrará na blockchain. (ETHNEWS; 07.08.2018)

* * *

SEC irá decidir sobre cerca de nove Exchange Traded Fund (ETFs) nos próximos dois meses – ETFs são também chamados de “fundos de índice”, pois replicam o desempenho de índices ou ativos. Tradicionalmente, são fundos negociados em bolsas de valores, que permitem diversificação do investimento em um único veículo. Diversas exchanges de criptoativos ingressaram com pedidos na SEC para receber autorização para constituir tais fundos, lastreados em criptoativos. O primeiro pedido foi feito pela startup SolidX em conjunto com a empresa VacEck. A aprovação ou não deste caso será decidida nos próximos dois meses e, provavelmente, afetará todos os pedidos restantes. (COINDESK; 08.08.2018)

* * *

Macrogen planeja compartilhar dados genéticos em blockchain – Macrogen, empresa localizada em Seoul, anunciou que está trabalhando em um projeto que permitirá o compartilhamento de dados genéticos de forma segura com o uso da tecnologia blockchain. Os dados genéticos são utilizados na medicina para customizar diagnósticos e tratamentos de pacientes e a indústria farmacêutica poderá utilizá-los para o desenvolvimento de novos medicamentos. Somente convidados terão acesso aos dados, tais como empresas farmacêuticas, centros de pesquisa, hospitais e startups que têm por objeto a análise de dados genéticos. (COINDESK; 06.08.2018)

* * *

Exibição de Artes em Londres permitirá a compra e venda de obras com uso de criptoativos – A House of Fine Art (HOFA) permitirá o pagamento das obras expostas em suas galerias por meio de criptoativos. A galeria acredita que este passo poderá revolucionar a indústria. Considerando que muitas pessoas estão procurando oportunidades para utilizar os seus criptoativos sem precisar trocá-los por “fiat currencies” (moedas tradicionais, como dólar, euro, real, etc), tal estratégia cria um ambiente cryptofriendly no mercado de artes. (CRYPTODISRUPT; 09.08.2018)

* * *

Blockchain Desk Indica
Nesta edição, sugerimos a leitura do artigo de John Light, “The differences between a hard fork, a soft fork, and a chain split, and what they mean for the future of bitcoin”, que aprofunda o estudo das bifurcações de cadeias de blocos, comumente conhecidas como forks.

* * *

Mandem suas críticas, sugestões de temas e tudo mais que possa contribuir para a melhoria do nosso boletim, clicando aqui.

Até a próxima edição!
Blockchain Desk.