Bem-vindos à Blockchain Descomplicada!

Esperamos que gostem do nosso boletim! Dê a sua opinião clicando aqui.
O seu feedback é importante para que o boletim melhore a cada edição!

Quer receber nosso boletim? Cadastre-se clicando aqui.
Click here for the English version.

* * *

Back to Square One

Podcast é uma forma cada vez mais comum de transmissão de conteúdo na Internet. Muito semelhante a um programa de rádio, seu diferencial é que o usuário pode escutar o que quiser e na hora que desejar. Nesta edição, indicamos a lista “5 of the best podcasts to get you into cryptocurrency and blockchain”, feita pela The Next Web.

* * *

Block News

Nova rede peer-to-peer entra no ar em Austin – Helium é a nova rede peer-to-peer do CEO Amir Haleem e de Shawn Fanning, fundador do Napster. Apelidado de “a rede do povo”, o Helium pertence e é operado pelos usuários da rede, que em contrapartida recebem pagamentos por meio de criptoativos. O objetivo da rede é criar um universo de Internet das Coisas. Os fundadores esperam que, quando a rede estiver estável e for capaz de prover uma cobertura adequada ao redor da cidade de Austin, as empresas que estão receosas com a rede irão começar a usá-la. (DECRYPT; 01.08.2019)

* * *

Justiça não consegue executar a NegocieCoins em processos em curso em sete estados brasileiros – A NegocieCoins, que em abril de 2019 foi considerada a segunda maior exchange do mundo em criptomoedas, vem sendo alvo de processos judiciais desde junho em sete estados brasileiros. A exchange alega que ocorreu uma tentativa de fraude em março de 2019, abriu inquérito na Delegacia de Crimes Cibernéticos de Curitiba e modificou o modo como os saques eram realizados, o que ocasionou atraso na liberação de movimentações. Em consequência, diversos consumidores ajuizaram ações de devolução do dinheiro depositado, mas no momento da execução, não foram encontrados fundos disponíveis nas contas bancárias para o ressarcimento dos clientes. (FOLHA; 11.08.2019)

* * *

Ministério de Trabalho e Pensões do Reino Unido indica que está estudando a tecnologia blockchain O Ministério de Trabalho e Pensões (sigla em inglês “DWP”) – órgão estatal que gerencia as políticas de pensão e previdenciárias do Reino Unido – informou em nota oficial que o DWP está estudando novas tecnologias e iniciativas para o seu sistema de pagamentos, de forma a torná-lo “eficiente, moderno, rápido, escalável, flexível, inovador e disponível 24/7”. Entre as tecnologias, o órgão está analisando a viabilidade da blockchain, estudando especificamente o Santander One Pay FX. Segundo o órgão, isso beneficiará o sistema de pagamentos da agência com a redução do “tempo, custo e taxa de falha associados à realização de transações”, uma vez que os dados serão armazenados em um registro seguro e imutável. (DWP DIGITAL BLOG, 09.08.2019.)

* * *

O Banco Central da China lançará seu criptoativo oficial – Mu Changchun, diretor adjunto da unidade de pagamentos do “People’s Bank of China” (PBoC) afirmou, em um evento, que os pesquisadores do banco têm trabalhado para finalizar o projeto de lançamento do yuan digital, de acordo com notícia publicada pela Bloomberg. Desde o anúncio do Facebook sobre o lançamento do seu projeto de moeda digital, a Libra, em junho, a China tem tratado o desenvolvimento de seu criptoativo com maior urgência. (COINDESK, 12.08.2019)

* * *

Inland Revenue Department da Nova Zelândia permite o pagamento de salários em criptoativos – No seu comunicado em agosto de 2019, o Inland Revenue Department (equivalente a Secretaria Receita Federal do Brasil) da Nova Zelândia legalizou o pagamento de salários em criptoativos. Contudo, a nova legislação informa que, para que o pagamento seja possível, os serviços devem (i) estar compreendidos em um contrato de trabalho, (ii) ter um valor fixo de remuneração e (iii) ser parte regular da remuneração do empregado. O criptoativo pago também deve poder ser trocado por moeda fiduciária (fiat currency), e deve ter como função principal ser uma moeda de pagamento ou estar atrelado ao preço de uma ou mais moedas fiduciárias, de acordo com a Secretaria. (COINDESK, 12.08.2019.)

* * *

NBA e Dapper Labs lançarão jogo de itens colecionáveis baseada na tecnologia Blockchain A Associação Nacional de Basquete dos Estados Unidos (National Basketball Association – “NBA”) e a Dapper Labs anunciaram a plataforma NBA Top Shot. A plataforma proporcionará um ambiente de jogos em que os usuários poderão colecionar “movimentos específicos” dos jogadores da NBA da temporada atual ou de temporadas anteriores. Será possível comprar, vender e trocar os itens colecionáveis. A previsão para o lançamento é ainda este ano. (COINDESK, 01.08.2019.)

* * *

Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) proíbe a Atlas Quantum de fazer oferta pública de investimento no Brasil – No dia 13.08.2019, a CVM proibiu que a Atlas Quantum, exchange brasileira, anuncie seus serviços de investimento em criptoativos, pois se assemelhariam aos Contratos de Investimento Coletivo (CIC), os quais precisam ser submetidos à regulação da autarquia. Caso a oferta continue, a CVM estabeleceu uma multa diária de R$ 100.000. A Atlas informou que interromperá a publicidade no Brasil, mas continuará a operar, e que adotarão “as medidas necessárias para reverter a decisão e construir um ambiente regulatório saudável aos investidores do país”. (ÉPOCA NEGÓCIOS, 13.08.2019.)

* * *

Blockchain Desk Indica

Diversas soluções têm surgido nos últimos tempos utilizando contratos inteligentes (em inglês, smart contracts) para a verificação de localização (“Proof of Location”), sem depender das informações fornecidas por GPS. Nesta edição, indicamos o texto “Proof of Location for smart contracts”, que explica de forma simplificada como funciona o “Proof of Location” e traz alguns exemplos de soluções já desenvolvidas em blockchain.

* * *

Mandem suas críticas, sugestões de temas e tudo mais que possa contribuir para a melhoria do nosso boletim, clicando aqui.

Confira nossos informativos anteriores clicando aqui.

Até a próxima edição!
Blockchain Desk.