Bem-vindos à primeira edição de 2020 da Blockchain Descomplicada!

O Blockchain Desk deseja a todas e todos um feliz ano novo e que a nossa corrente aumente em 2020!

Pelo terceiro ano consecutivo, continuaremos a promover a tecnologia blockchain por meio do nosso boletim, divulgando as principais notícias jurídicas, sociais, tecnológicas e, por vezes, polêmicas do mundo crypto.

Esperamos que gostem do nosso boletim!

Por favor, nos dê a sua opinião clicando aqui. O seu feedback é importante para o aperfeiçoamento do nosso boletim!

Quer receber nosso boletim? Cadastre-se clicando aqui.

Click here for the English version.

* * *

Back to Square One

Com a popularização da tecnologia blockchain por meio do Bitcoin, surgiram diversas críticas (muitas vezes mal fundamentadas) acerca do criptoativo que criaram impressões erradas ao público. Nesta edição, indicamos o texto “The 9 biggest Bitcoin’s myths that need to be debunked”, publicado pela Blockchain Council, que apresenta, de maneira objetiva, nove boatos amplamente disseminados sobre o bitcoin e porque eles são falsos.

* * *

Block News

Investidores de criptoativos que utilizavam a Quadriga CX pedem a exumação do corpo do ex-CEO – Conforme noticiado em vários dos nossos boletins e na nossa retrospectiva de 2019, após os acontecimentos que envolveram a morte do CEO da Quadriga CX, a empresa esteve no meio de diversas ações na justiça, auditorias e chegou a requerer falência. No final de dezembro, os advogados dos investidores que perderam seus ativos com a morte do CEO, solicitaram a exumação e autópsia do corpo às autoridades canadenses para atestar sua identidade e causa da morte. Segundo os advogados, a solicitação se dá pelas circunstâncias questionáveis que envolveram a morte do ex-CEO. (THE NEW YORK TIMES, 17.12.2019).

* * *

Banco Central Europeu cria proof-of-concept para transações anônimas – O Banco Central Europeu desenvolveu um proof-of-concept para sua moeda digital que procura unir privacidade e compliance. A iniciativa, que foi desenvolvida na plataforma Corda, baseia-se no uso de vouchers anônimos para usuários que realizam pequenas transações e, por isso, não precisam revelar sua identidade. No entanto, para transações de maior montante, não seriam usados os mesmos termos de privacidade. A PoC envolve o Banco Central, dois intermediários e uma autoridade anti-lavagem de dinheiro. (THE BLOCK, 18.12.2019.)

* * *

Irã, Turquia e Malásia discutem a possibilidade de criar um criptoativo muçulmano – Em uma reunião com os principais líderes de países muçulmanos no evento “Kuala Lumpur Summit 2019”, o presidente do Irã, Hassan Rohani, propôs a criação de um criptoativo muçulmano unificado, para reduzir a dependência do dólar americano e resistir aos efeitos da flutuação do mercado. Segundo Rohani, os muçulmanos deveriam estar articulando medidas para combater a dominação do dólar e padrões financeiros norte-americano. (NEWS BITCOIN, 21.12.2019.)

* * *

CVM analisa a possibilidade de utilizar blockchain para cadastro único de investidor – A Comissão de Valores Imobiliários (“CVM”) está estudando a possibilidade de implementar uma solução baseada em blockchain para o compartilhamento de dados entre corretoras. A solução, chamada de “open broker”, que se aproxima da ideia de open banking, foi proposta no relatório “Cadastro de investidores: Desafios Operacionais, Inovações Tecnológicas e Propostas”. O relatório apontou alguns problemas no cadastro e na verificação de dados, como a necessidade de reconciliação e o retrabalho na verificação. A open broker permitirá o registro do usuário em apenas um aplicativo ou instituição e o compartilhamento de dados com outras corretoras, sujeito a prévia autorização. (COINTIMES, 19.12.2019.)

* * *

Plataforma de buscas Baidu lança seu próprio criptoativo – À frente do lançamento da moeda digital chinesa, Yuan, a Baidu lançou uma versão beta pública de seu criptoativo, chamado Xuperchain. Em seu whitepaper, a empresa afirma que o papel do criptoativo será ajudar a China a modernizar sua capacidade de governança. A tecnologia utilizada está de acordo com a regulamentação chinesa e será utilizada como modelo de masternodes para desempenhar alta performance na plataforma de blockchain. (DECRYPT; 06.01.2020)

* * *

IBM e Farmer Connect desenvolvem aplicativo baseado em blockchain A IBM e a Farmer Connect, entidade que desenvolve tecnologias em blockchain voltada para redes de suprimentos agrícolas, anunciou o lançamento de um aplicativo que rastreará a cadeia de produção de café até seus consumidores. O aplicativo se chamará “Thank My Farmer” e permitirá aos consumidores o rastreamento dos grãos de café e a verificação da qualidade do produto. Para visualizar as informações, os usuários deverão escanear o QR Code das embalagens. O lançamento está programado para o início desse ano. (TOKENPOST, 07.01.2020).

* * *

Banco Central das Bahamas lança o piloto de moeda digital, a Sand Dollar – O projeto piloto da Sand Dollar, moeda digital das Bahamas, foi lançado, inicialmente, no distrito de Exuma. Os residentes receberão carteiras digitais do governo para facilitar os pagamentos na plataforma do país. O Banco, no entanto, afirma que a nova moeda não se trata de um criptoativo, stablecoin ou concorrente do dólar bahamense, mas uma versão digital equivalente ao dinheiro físico. (COINDESK; 26.12.2019)

* * *

Blockchain Desk Indica

O mercado de criptoativos cresceu significativamente, mostrando uma grande capacidade de mudança de forma acelerada. Nesta edição, indicamos o artigo “Why 2020 will be a big year for crypto“, escrito por Peter Johnson, que indica os 15 maiores avanços esperados para o ano de 2020 no setor da tecnologia de blockchain.

* * *

Mandem suas críticas, sugestões de temas e tudo mais que possa contribuir para a melhoria do nosso boletim, clicando aqui.

Confira nossos informativos anteriores clicando aqui.

Até a próxima edição!
Blockchain Desk.