Bem-vindos à primeira edição de 2019 da Blockchain Descomplicada!

Esperamos que gostem do nosso boletim! Dê a sua opinião clicando aqui. O seu feedback é importante para que o boletim melhore a cada edição!
Quer receber nosso boletim? Cadastre-se clicando aqui.

* * *

Back to Square One
Um dos temas mais discutidos em relação à tecnologia Blockchain é o seu potencial disruptivo. Para relembrar como a Blockchain pode melhorar ou até revolucionar modelos de negócio tradicionais, trazemos o infográfico da BitFortune, veiculado por James Bourne na Blockchain Technology News.

* * *

Block News

Investimento em companhias listadas em Bolsa de Valores com a utilização de criptoativos – A DX.Exchange anunciou que permitirá a investidores de fora do território estadunidense investirem em companhias como a Apple Inc., Facebook Inc. e Tesla Inc., mesmo quando a Bolsa de Valores estiver fechada. A DX.Exchange, sediada na Estônia e em Israel, irá oferecer criptoativos com base em ações de dez companhias listadas na NASDAQ, e tem planos de expandir sua atuação para a Bolsa de Nova York, Tokyo e Hong Kong. Na prática, cada criptoativo será lastreado em uma ação e quem o adquirir receberá os mesmos dividendos de um detentor do valor mobiliário, mesmo que as companhias emissoras das ações não estejam diretamente envolvidas na operação. (BLOOMBERG; 03.01.2019)

* * *

Loja oficial da Fortnite passa a aceitar criptoativo como forma de pagamento – Desde o dia 1º de janeiro deste ano, Fortnite, um dos jogos mais acessados em 2018, está aceitando Monero como forma de pagamento. Isto representa uma considerável oportunidade para o Monero, tendo em vista que o jogo possui mais de 125 milhões de jogadores. (THE BLOCKCRYPTO; 04.01.2019)

* * *

Volatilidade dos criptoativos deve continuar em 2019 – Segundo a SFOX – exchange de criptoativos focada em investidores institucionais –, a volatilidade dos criptoativos deve continuar em 2019, sendo apontados como alguns dos eventos-chave os furtos de criptoativos, adiamento da decisão da SEC sobre os ETFs de criptoativos, comentários do CEO da Coinbase sobre a maturidade do mercado de criptoativos, entre outros. De acordo com SFOX, fatores como novos ICOs, o desempenho da economia dos EUA, especulações sobre os novos produtos e os dados relativos à adoção mundial dos criptoativos poderão influenciar a volatidade do mercado em 2019. (FORBES; 09.01.2019)

* * *

MTonomy lança plataforma de streaming para usuários de Ethereum – Nos moldes de Netflix, Google Play ou Amazon Prime, a MTonomy oferece conteúdo de mídia através de serviço de streaming. Seu diferencial consiste na utilização de Ethereum para processar os pagamentos. O objetivo é permitir que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, possa adquirir conteúdo com o criptoativo, além de facilitar – e tornar mais transparente – o pagamento aos geradores de conteúdo, que não terão que lidar com diferentes moedas nacionais e sistemas de pagamentos. (CCN, 04.01.2019)

* * *

Omniaz faz parceria com a WineConnection para a criação de uma “smartbottle” – O projeto DNRK, que significa “drink, rewards, network, knowledge”, tem como objetivo combinar a tecnologia blockchain e internet das coisas para desenvolver uma garrafa inteligente. O aplicativo permitirá aos usuários acessarem informações detalhadas dos vinhos, cervejas e outras bebidas alcoólicas adquiridas, que serão autenticadas em blockchain. Além disso, os usuários poderão ganhar recompensas e benefícios, como cupons e créditos, ao escanear os códigos de barra das garrafas. O objetivo principal do aplicativo é enfrentar as bebidas falsificadas, mercados paralelos e fraudes, grandes problemas vivenciados no mercado tradicional de bebidas alcoólicas. (THE BLOCK, 03.12.2018)

* * *

Estado de Nevada emite quase mil Certidões de Casamento na rede Ethereum – O estado de Nevada, USA, registrou, na blockchain Ethereum, novecentas e cinquenta certidões de casamento de residentes ou não no estado desde abril de 2018. Apesar de casos de sucesso na introdução da tecnologia blockchain no mundo real, há divergência entre os órgãos públicos sobre a aceitação e validade dessas certidões, sendo esta uma realidade observada em diversos estados americanos. (COINTELEGRAPH; 07.01.2019)

* * *

Blockchain Desk Indica
Ano novo, temas novos. Nesta edição indicamos o artigo “Blockchain e Big Data” da Data Science Academy, que traz a interseção da tecnologia Blockchain e a Ciência de Dados (“Data Science” em inglês), abordando questões atuais e possíveis soluções envolvendo os dois temas, de forma simples e prática.

* * *

Mandem suas críticas, sugestões de temas e tudo mais que possa contribuir para a melhoria do nosso boletim, clicando aqui.

Confira nossos informativos anteriores clicando aqui.

Até a próxima edição!
Blockchain Desk.