Bem-vindos à Blockchain Descomplicada!

Esperamos que gostem do nosso boletim! Dê a sua opinião clicando aqui. O seu feedback é importante para que o boletim melhore a cada edição!
Quer receber nosso boletim? Cadastre-se clicando aqui.

* * *

Back to Square One
Final de ano, tempo de retrospectiva. Nada melhor do que relembrarmos a importância da tecnologia blockchain. Nesta edição, trazemos o artigo “Blockchain will impact your life… here’s how and what you can do about it”, que trata do tema de forma simples, com exemplos práticos e aponta algumas razões para nos inteirarmos do assunto.

* * *

Empresas se unem para elaborar Código de Conduta para o mercado de criptoativosNo mês de novembro, 10 (dez) empresas do setor de serviços financeiros de Nova Iorque criaram a Associação para Mercado de Ativos Digitais (ADAM, sigla em inglês) que terá como um de seus objetivos a elaboração de um Código de Conduta para o mercado de criptoativos. A ADAM pretende aumentar a transparência e impedir a manipulação do mercado. (BUSINESS WIRE, 27.11.2018)

* * *

Empresa imobiliária inicia Security Token Offering (STO), coma venda de frações dos seus imóveis via tokensA Convexity Properties anunciou no final de novembro que irá vender tokens lastreados no The Hub, imóvel residencial de luxo para estudantes, localizado perto da Universidade da Carolina do Sul. O objetivo é arrecadar vinte milhões de dólares. A compra e venda dos tokens será restrita a investidores qualificados (accredited investors).O desenvolvedor do token, a empresa Harbor, criou camadas de segurança que tornou obrigatório os protocolos de “Know-your-Customer” (KYC) e “Anti-Money Laundering” (AML), entre outras regras de compliance financeiro. (FORTUNE,27.11.2018)

* * *

Presidente da SEC afirma que não há previsão para a aprovação dos Exchange Traded Funds (ETF) de criptoativosConforme abordado no nosso boletim do dia 21.08.2018, estão pendentes de aprovação na SEC os ETFs de criptoativos – fundos negociados em bolsas de valores, que permitem diversificação do investimento em um único veículo. Na convenção CoinDesk’s Consensus: Invest Conference, realizada no final de novembro, o presidente da Securities and Exchange Commission (SEC), Jay Clayton, afirmou que a aprovação dos ETFs de criptoativos depende do fim da manipulação do mercado. Outro ponto preocupante para a SEC é a custódia dos ativos. (COINDESK,27.11.2018)

* * *

CFTC publica segundo guia sobre Smart ContractsEm 27.11.2018, o Commodity Futures Trading Commission (CFTC) publicou em seu site o segundo guia sobre smart contracts com o objetivo de explicar a tecnologia. O texto esclarece o que é a tecnologia, incluindo a sua origem histórica, características, potenciais aplicações e possíveis impactos no cotidiano. O CFTC aponta que os smart contracts são sujeitos a leis existentes, incluindo o Commodity Exchange Act (CEA) e “Anti-Money Laundering” (AML), a depender da sua aplicação ou tipo de produto a ele vinculado. (COINDESK, 28.11.2018; CFTC, 27.11.2018)

* * *

Estado de Ohio aceitará criptoativos para o pagamento de impostosOhio é o primeiro estado norte-americano a permitir o pagamento de impostos utilizando criptoativos, em especial o bitcoin. O estado, todavia, não receberá diretamente em criptoativos. Os contribuintes deverão enviar o valor para o BitPay, empresa processadora de pagamentos de Atlanta, que converterá o valor em dólares americanos e o remeterá para o “State Treasurer’s Office”. (QUARTZ, 28.11.2018)

* * *

Comissão Eleitoral Federal dos EUA (FEC, sigla em inglês) permite mineração de criptoativos para apoiar campanhas políticasNo memorando publicado em 13.11.2018, a FEC emitiu opinião liberando a mineração de criptoativos por indivíduos como forma de apoio para seus candidatos. O memorando foi emitido devido a uma consulta feita pela OsiaNetwork LLC em setembro passado, que perguntou se indivíduos poderiam ceder os seus computadores para um “pool” de mineração de criptoativos, com o objetivo de contribuir para campanhas de candidatos. De acordo com a FEC, mesmo com a aprovação, qualquer doação feita a campanhas políticas dessa forma será contada como contribuição dos mineradores e da própria OsiaNetwork. Assim, ela funcionaria de forma similar a um comitê político que arrecada dinheiro através de voluntários. (COINDESK, 19.11.2018)

* * *

Coreia do Sul inicia projeto para votação em blockchainDesde 2013, a Coreia do Sul possui um sistema online de voto, o chamado K-voting, que já foi utilizado por mais de 5,6 milhões de pessoas. Contudo, o sistema não é totalmente seguro, uma vez que é suscetível a ataques hackers e outras fraudes. Nesse contexto, o país decidiu desenvolver um programa de voto utilizando a tecnologia blockchain. O governo acredita que assim seus cidadãos votarão com mais segurança e facilidade por meio da internet. (EPOCA NEGÓCIOS, 28.11.2018)

* * *

Blockchain Desk Indica
Nesta edição trazemos o artigo “Why Everyone Missed the Most Important Invention in the Last 500 Years” de Daniel Jeffries, uma análise ampla e divertida da evolução dos sistemas de contabilização/registro, desde o registro de entrada única até sistema de tripla entrada, base da tecnologia Blockchain.

* * *

Mandem suas críticas, sugestões de temas e tudo mais que possa contribuir para a melhoria do nosso boletim, clicando aqui.

Confira nossos informativos anteriores clicando aqui.

Até a próxima edição!
Blockchain Desk.