Bem-vindos à Blockchain Descomplicada!

Esperamos que gostem do nosso boletim! Dê a sua opinião clicando aqui.
O seu feedback é importante para que o boletim melhore a cada edição!

Quer receber nosso boletim? Cadastre-se clicando aqui.
Click here for the English version.

* * *

Back to Square One
A diferença entre utility tokens e security tokens tem sido objeto de debate entre entusiastas do estudo de Blockchain e criptoativos. Para ajudar a compreender o tema, indicamos o artigo “Security Tokens vs. Utility Tokens — How different are they?”, que explica de forma breve e simples as principais diferenças entre os dois tipos de tokens.

* * *

Block News
Divulgadas novidades sobre o projeto do Facebook envolvendo Blockchain Em edições anteriores do nosso boletim (12.02.2019 e 27.03.2019), havíamos informado que o Facebook estava contratando profissionais especializados em blockchain para, ao que tudo indicava, o desenvolvimento de um criptoativo para usuários do WhatsApp (como noticiado no boletim do dia 12.03.2019). Recentemente, foi anunciado que a plataforma pretende lançar, no início de 2020, a criptomoeda GlobalCoin, para possibilitar uma forma segura e acessível de pessoas sem contas bancárias realizarem pagamentos. Ainda não houve um anúncio oficial da empresa. (MIT TECHNOLOGY REVIEW; 24.05.2019)

* * *

Agências sinalizam que regularão exchanges de criptoativos – No mês de maio, a Financial Action Task Force (FAFT) indicou, em um evento de consulta ao setor privado (Private Sector Consultative Forum), que está finalizando os parâmetros que as exchanges deverão adotar. As recomendações da FAFT não são vinculantes, mas os países que não as seguem costumam sofrer restrições na economia global. (COINDESK; 20.05.2019)

* * *

Telegram inicia testes do Telegram Open Network (TON) blockchain Ao final do mês de maio, Telegram publicou arquivos e manuais de instrução para que seus usuários possam testar a sua rede blockchain, a TON. De acordo com a empresa, a TON permite que seus usuários criem contratos inteligentes (smart contracts), além do token servir como um payment token (meio de pagamento similar a uma moeda tradicional). Um dos objetivos da empresa é aproximar a tecnologia do público em geral. (LEDGER INSIGHTS; 29.05.2019)

* * *

Salesforce quer popularizar o uso da tecnologia BlockchainNa conferência TrailheadX, a Salesforce anunciou e demonstrou a Salesforce Blockchain, solução que usa a tecnologia para criar “redes de confiança”. A missão da solução é descomplicar o uso da tecnologia pelo público em geral. A ideia é que os clientes possam desenvolver redes em blockchain sem a necessidade de qualquer programação complexa. Na conferência, a empresa divulgou que já há clientes utilizando o produto, como a Arizona State University – para verificar informações como histórico e notas – e a S&P Global Ratings – para redução do tempo gasto com revisão e aprovação de novas contas bancárias de negócios. (ÉPOCA NEGÓCIOS; 29.05.2019)

* * *

EDP Brasil e Accenture iniciam parceria para desenvolver novas soluções para o setor elétrico com uso de blockchain Com a criação do Smart Energy Lab, EDP Brasil e Accenture iniciam parceria para inovar no setor elétrico brasileiro. Um dos objetivos da parceria é a utilização da tecnologia blockchain para melhorar a eficiência no setor de energia solar. Recife será a cidade base da iniciativa, mas haverá testes na sede da Accenture em São Paulo. (28.05.2019, CRIPTOFACIL)

* * *

Blockchain Desk Indica
No mês de maio, a Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN), departamento do governo norte-americano responsável pelo combate à lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo, publicou o FinCEN Guidance FIN – 2019- G001, um guia para aplicação do Bank Secrecy Act (BSA) para empresas que fazem transações com ativos digitais conversíveis (“convertible virtual currencies”, em inglês), incluindo criptoativos, cuja leitura recomendamos nesta edição.

* * *

Mandem suas críticas, sugestões de temas e tudo mais que possa contribuir para a melhoria do nosso boletim, clicando aqui.

Confira nossos informativos anteriores clicando aqui.

Até a próxima edição!
Blockchain Desk.