Bem-vindos à Blockchain Descomplicada!

Esperamos que gostem do nosso boletim! Dê a sua opinião clicando aqui.
O seu feedback é importante para que o boletim melhore a cada edição!

Quer receber nosso boletim? Cadastre-se clicando aqui.
Click here for the English version.

* * *

Back to Square One

Com o gradativo crescimento e popularização da tecnologia blockchain, surgiram variações deste tipo de plataforma. Nesta edição, indicamos o texto “Types of blockchain in the Market: which one is better”, publicado pela Blockchain Council, que apresenta, de maneira simples, diferentes tipos de blockchain e seu funcionamento.

* * *

Block News

Nestlé cria parceria com a rede Carrefour para rastrear seu processo de produção de leite infantil utilizando blockchain A Nestlé, em parceria com a rede de supermercados francesa Carrefour, está utilizando a solução IBM Food Trust, desenvolvida utilizando Hyperledger Fabric, para obter e fornecer maior transparência na cadeia de produção das linhas Guigoz Bio 2 e 3 em 5.600 unidades da rede de supermercados na França. Os consumidores terão acesso às informações nutricionais e outras referentes às linhas de leite infantil através de um código QR que poderá ser escaneado através de seus smartphones. (DECRYPT, 15.11.2019.)

* * *

Representantes da Cruz Vermelha na Noruega, Dinamarca e Quênia lançam programa para uso de criptoativos em países africanos expostos a desastres naturais – No final de novembro, representantes da Cruz Vermelha da Noruega, Dinamarca e Quênia lançaram um projeto de dois anos para uso de criptoativos em comunidades mais propensas à ocorrência de catástrofes. A iniciativa tem como objetivo facilitar as transações comerciais e estimular a atividade econômica nessas regiões. (FORBES, 28.11.2019.)

* * *

A companhia aérea Hahn Air emitiu as primeiras passagens de avião validadas pela tecnologia blockchain Em 18.11.2019, a Hahn Air transportou os primeiros passageiros com bilhetes validados pela tecnologia blockchain. A validação e emissão dos bilhetes se deu através da utilização da plataforma da Widing Tree, que possibilitou à Hahn Air inventariar, gerenciar solicitações de reservas e receber pagamentos assim que o processo de reserva fosse concluído. Segundo informações da companhia aérea, a empresa analisará os detalhes dessa primeira experiência para uma futura comercialização dos bilhetes baseados em blockchain. (REUTERS, 18.11.2019.)

* * *

HSBC planeja registrar ativos no valor de 20 bilhões de dólares em plataforma de custódia baseada em blockchain Segundo a agência Reuters, o HSBC pretende registrar valores mobiliários comprados em mercados privados na plataforma Digital Vault. O banco digitalizará registros em papel das captações privadas no intuito de reduzir o tempo despendido pelos investidores para a consulta e verificação de informações dos ativos. A plataforma baseada em blockchain dará aos investidores acesso em tempo real aos registros dos valores mobiliários. (REUTERS, 27.11.2019.)

* * *

Autoproclamada “cripto-rainha” continua desaparecida após 2 anos desde o lançamento da OneCoin – A empresária Ruja Ignatova anunciou, no estádio londrino de Wembley, em junho de 2016, o lançamento da “OneCoin”, criptoativo que, segundo ela, viria a se tornar o maior do mundo, sendo rival do Bitcoin. A campanha convenceu milhares de investidores de todo o mundo, que apostaram no prometido retorno que ganhariam com suas aplicações. No entanto, não havia uma plataforma blockchain para armazenar os dados da OneCoin, e sim um servidor SQL. Em outubro de 2017, depois de gastar a fortuna adquirida com o projeto, Ruja desapareceu. Apesar de haver algumas especulações sobre seu paradeiro, ele ainda é desconhecido. (G1; 26.11.2019)

* * *

Bloco econômico BRICS analisa a possibilidade de desenvolver seu ativo digital – Durante o último encontro realizado no Brasil, os membros do BRICS discutiram a criação de um novo sistema de pagamentos unificado a fim de facilitar as transações entre os países membros da organização e reduzir a dependência do grupo ao dólar americano. (COINDESK, 15.11.2019)

* * *

Banco do Brasil fecha contas-correntes do Mercado Bitcoin com autorização do TJ-SP – A 22ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo autorizou o Banco do Brasil a fechar contas-correntes em nome do Mercado Bitcoin, uma das maiores exchanges do Brasil. O entendimento da maioria no Tribunal, mesmo com o contrato tendo sido encerrado unilateralmente pelo banco, foi no sentido de que, como a exchange foi avisada sobre a decisão do banco com 30 dias de antecedência, não houve abuso de direito, violação à legislação concorrencial ou má-fé. Segundo o relator, Des. Hélio Nogueira, só haveria infração se a Mercado Bitcoin fosse impedida, pelo Banco do Brasil, de abrir sua própria instituição financeira ou de abrir contas em outros bancos para atuação no mesmo mercado. Para conferir mais casos de fechamento de contas de exchanges, confira nosso boletim de retrospectiva de 2018. (CONJUR, 28.11.2019.)

* * *

Soldados chineses podem receber recompensas em criptoativos – O PLA Daily, jornal oficial do Exército Popular de Libertação, afirmou em um artigo que o exército chinês impulsionaria a inovação implementando a tecnologia blockchain. Com o novo sistema, seria criado um mecanismo de recompensa em que, considerando critérios como treinamento, habilidades especiais e conclusão de tarefas, os soldados receberiam tokens como recompensa. O artigo listou outras possibilidades de aproveitamento da nova plataforma, como, por exemplo, o armazenamento de segredos militares usando tecnologia blockchain, para que pudessem ser distribuídos, mas não copiados. (SOUTH CHINA MORNING POST; 13.11.2019)

* * *

Blockchain Desk Indica

A tecnologia blockchain tem como uma de suas principais características o fato de ser altamente disruptiva, capaz de promover a quebra de padrões e modelos tradicionais nos mais diversos setores da sociedade. Nesta edição, indicamos o estudo “Banking on blockchain: how the technology will help curb fraud“, escrito por Udai Kumar Mopuru, que demonstra o impacto da tecnologia no setor financeiro e como a mesma pode ser utilizada na prevenção e combate à fraude no setor.

* * *

Mandem suas críticas, sugestões de temas e tudo mais que possa contribuir para a melhoria do nosso boletim, clicando aqui.

Confira nossos informativos anteriores clicando aqui.

Até a próxima edição!
Blockchain Desk.